alextron brasil servicos

ALEXTRON BRASIL SERVIÇOS

ENTRE EM NOSSA LOJA

twitterfacebookyoutube

callwhatsapp

" itemprop="description"/>

BLOG Alextron Brasil Serviços - Host

por Alexandre Abreu (Alextron Brasil)

20 dicas e truques úteis do htaccess

- Postado em Manutenção de sites - php - linux por

20 dicas e truques úteis do .htaccess

O .htaccess é, basicamente, um arquivo de configuração utilizado em servidores web, como o Apache, por exemplo (seu nome vem de “hypertext access“). O arquivo funciona a nível de diretórios e permite que administradores gerenciem e manipulem configurações e acessos de forma descentralizada.

Inserido em modo oculto (com a devida adição do “.” à frente do nome) nos diretórios (como por exemplo a pasta raiz “public_html” de cada website), o .htaccess força o servidor a interpretar suas instruções prioritariamente, desconsiderando, portanto, nestes casos, quaisquer configurações globais.

As configurações presentes no arquivo, vale lembrar, são aplicadas ao diretório no qual ele se encontra e também a todos os seus subdiretórios, caso existam. Vale também lembrar que a presença de um outro .htaccess em um subdiretório anula a ação do que se encontra um nível acima. Ou seja, o .htaccess do subdiretório passa a valer para o mesmo e também para todas as suas subpastas. E assim por diante. É sempre bom ficarmos atentos a estes detalhes.

Usando arquivos .htaccess, podemos, por exemplo, proteger diretórios com senhas, prevenir hotlinks(utilização de imagens hospedadas no seu servidor em outros locais, indevidamente e gastando a sua banda), configurar URLs amigáveis, etc. Trata-se de um arquivo bastante útil, e neste artigo vamos dar a você uma série de exemplos de utilização. 20 exemplos, para ser mais preciso.

continua ...

https://www.mundodigital.art.br/20-dicas-e-truques-uteis-do-htaccess/